O Grupo Pontual Money Transfer, fundado em 2005, nasceu com o objetivo de solucionar as dores dos imigrantes para a transferência internacional de dinheiro, tornando-se a maior empresa para transações entre EUA, Canadá e Brasil.
Em 2016 foi responsável por 25% de todas as transferências feitas por imigrantes para o Brasil e, desde então, expandiu seus serviços para outros países.
Para essa expansão, contou com a Luby como sua parceira de tecnologia que, em 2018, desenvolveu a USEND, plataforma de envio de remessas.
Responsável pelo processamento de pagamentos e transferências internacionais de forma digital, a solução destacou-se pela inovação e tecnologia empregada e foi adquirida em 2022 pelo Banco Inter.
Parte importante das estratégias de internacionalização do banco, hoje a USEND está incorporada aos seus serviços e aplicativo e tem sido amplamente usada por sua carteira de clientes nacionais e internacionais.
A transferência internacional de dinheiro era um serviço bastante burocrático nos EUA, sendo 95% das remessas feitas de forma manual através de agentes parceiros. O principal desafio da Luby foi, então, apoiar na criação de uma plataforma especializada nessas transações financeiras, que digitalizasse toda essa operação e trouxesse mais agilidade e acessibilidade a esse serviço: o USEND.
Para que o desenvolvimento dessa solução fosse assertivo e sanasse as principais dores dos clientes do Grupo, iniciamos nosso trabalho realizando uma etapa inicial de Discovery.
Após essa primeira etapa, atuamos no desenvolvimento desse MVP, começando pela arquitetura do produto, que foi desenhada em conjunto com o cliente, garantindo maior performance e escalabilidade de acordo com a visão de futuro dele. A partir daí, um time multidisciplinar atuou na execução do projeto, desenvolvendo a solução de ponta-a-ponta.
O resultado foi um aplicativo altamente eficiente, que permitiu as remessas de dinheiro entre EUA e Brasil, com segurança e agilidade e que atendeu o Time to Market do cliente.
Uma vez validada a solução inicial e atestada sua capacidade de solucionar as necessidades dos usuários, nosso time cresceu e iniciamos uma nova fase do projeto, onde o foco foi na evolução da plataforma.
Seguindo uma metodologia de entregas contínuas e incrementais, nossa squad trabalhou para que o produto evoluísse rápido.
Nosso time era formado por diferentes perfis, como: desenvolvimento backend, desenvolvimento mobile, UX e também com a figura de um PO para a condução do projeto.
O resultado foi o desenvolvimento de um aplicativo altamente eficiente que permitiu remessas de dinheiro entre EUA e diversos outros países, em diferentes moedas, garantindo uma experiência prática e performática para os usuários, com menores taxas transacionais.
A segurança cibernética para transações financeiras é algo crítico, principalmente em produtos como o USEND, onde as transações acontecem em diferentes países. Com o objetivo de mitigar esses riscos e trazer maior segurança para essa operação, nosso time atuou ativamente nesta frente, através da nossa solução CyberSafe.
Esta solução tem como foco a adoção e implementação de ferramentas antifraude e políticas de segurança, através de um time multidisciplinar que trabalha em todas as esperas de um projeto de segurança cibernética.
Com o Grupo Pontual Transfer Money não foi diferente. Nosso time, composto por diferentes perfis de tecnologia, atuou no estudo, definição e integração da ferramenta ThreatMetrix, da LexisNexis, que funciona como uma inteligência de identidade digital e autenticação, cujo objetivo é evitar fraudes no sistema e possibilitar a adoção de políticas de AML e ações de KYC.
O resultado foi uma plataforma segura e que atende globalmente as métricas e políticas de prevenção a fraudes e lavagem de dinheiro.
A inteligência e melhor uso dos dados também foi uma preocupação do nosso time, pois sabíamos que as transações financeiras realizadas pela plataforma USEND eram capazes de gerar insights valiosos para o Grupo e apoiar nas decisões estratégicas do negócio. Sendo assim, nossa frente de trabalho focada em Data Analytcs e BI, teve papel importante para viabilizar o uso desses dados e garantir ao cliente o melhor aproveitamento deles.
O trabalho do nosso time envolveu:
– Desenvolvimento de uma BI próprio para o produto USEND, utilizando Javascript, que entregou um dashboard que consolidava as informações do banco de dados do produto e transformava essas informações em métricas de resultados.
Esse dashboard garantiu ao cliente a melhor visualização de dados estratégicos e foi fundamental para melhorar a própria plataforma e também para aperfeiçoar o modelo de negócio.
– Além do produto USEND, a atuação com nossa solução DataMinds apoiou o cliente na criação de um Pipeline de Dados externos. Essa plataforma de BI, desenvolvida em Java, consolidou informações sobre taxas praticadas pelo mercado de remessas internacionais, provenientes de diferentes fontes e bancos de dados. O resultado foi a melhor visualização de informações estratégicas de precificação dos concorrentes, o que foi capaz de apoiar e embasar as decisões de negócio do Grupo Pontual Transfer Money.
Preocupados em solucionar as principais dores dos clientes, o Grupo precisava possibilitar transações de pagamentos através da sua plataforma USEND, para atender as necessidades dos usuários e tornar o produto ainda mais completo e relevante no mercado.
Para essa demanda, nossa frente de Payment Solutions, fez-se necessária. Com um time formado por desenvolvedores backend, especialistas em integração de meios de pagamento, atuamos no:
– Estudo, definição de fluxo e implementação da integração direta com um banco brasileiro, responsável pela validação, emissão e liquidação de boletos e remessas de dinheiro para o Brasil. O objetivo dessa integração foi permitir o pagamento de boletos através da plataforma USEND. Essa demanda surgiu através do feedback dos próprios usuários brasileiros, já que essa modalidade de pagamento é amplamente usada no país.
– Estudo, definição e implementação da integração com o sistema de pagamento internacional Paykii, pertencente ao Grupo Tribal, responsável pela gestão de pagamentos para países da Europa e Ásia.
Melhorar a experiência dos usuários com a plataforma e promover um bom relacionamento com eles, também foi um desafio enfrentado pelo cliente, uma vez que sua plataforma de remessas internacionais precisava atender satisfatoriamente clientes de diferentes países, com diferentes línguas e culturas.
Nossa frente de trabalho Experience, que tem por objetivo apoiar nas estratégias relacionadas ao atendimento ao cliente, promovendo assim boas experiências, foi importante para o Grupo Pontual Transfer Money.
Atuamos ativamente no estudo e implementação da plataforma de relacionamento Zendesk, que oferece uma solução completa de atendimento ao cliente, capaz de acompanhar o crescimento do USEND.
Nosso time de desenvolvedores, especialistas em engrações de plataformas de relacionamento, atuou rapidamente para sanar a necessidade do Grupo por um atendimento eficaz e multilingue.
no primeiro ano de lançamento.
de usuários com acesso ao produto.
são beneficiados pela solução.
para América Latina e EUA.
Somos a consultoria de desenvolvimento de
software que vai ser o game-changing da sua
evolução.