Como evitar o Turnover em TI?

O turnover em TI tem grande impacto na produtividade da equipe e nos gastos de um negócio. Sendo assim, muitas companhias que buscam inovação no mercado de tecnologia têm sofrido com a escassez de talentos, pois encontrar profissionais especializados tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.

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A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) divulgou que o Brasil deve ter aproximadamente 673,5 mil novas vagas de 2022 até 2025. No entanto, o órgão também indicou que as empresas ainda têm dificuldade para preenchê-las.

Diante deste cenário desafiador e disputado, as empresas de terceirização de TI (tecnologia da informação) estão se posicionando como uma opção para agilizar a gestão dos negócios, melhorar o desempenho e entregar resultados satisfatórios em menos tempo.

Neste artigo, vamos entender mais sobre as causas do turnover em TI e como evitar esse fantasma dos negócios.

O que é turnover em TI?

Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários de uma empresa que mede o número de colaboradores que saem de uma organização durante um período de tempo.

No geral, o turnover é um índice muito prejudicial para a saúde financeira das empresas. Por isso, é muito importante acompanhar e sanar essa dor. Além dos gastos envolvidos no desligamento do profissional, contratar um novo colaborador pode custar até 30% a mais do que retê-lo.

O turnover é o maior inimigo para o bom andamento dos projetos. Trocar de profissional pode representar tempo perdido e desperdício de investimento.

Principais causas do turnover em TI

Enquanto a média de permanência de colaboradores em setores gerais é de 3,8 anos, pessoas com cargos altos em TI permanecem em média 2,6 anos, segundo dados divulgados pelo portal IT Forum.

Isso acontece por uma série de fatores, por exemplo:

  • Aquecimento do mercado;
  • Remuneração e benefícios abaixo do mercado;
  • Falta de oportunidades de crescimento de carreira e desenvolvimento;
  • Ausência de feedback;
  • Problemas de comunicação;
  • Falhas no processo de recrutamento;
  • Falhas de liderança;
  • Ambiente de trabalho ruim;
  • Empresas sem área de tecnologia desenvolvida.

Impactos do Turnover nas empresas

O turnover em TI atinge tanto pequenas empresas quanto grandes players, como Google, Amazon e Apple. Segundo o relatório de rotatividade disponibilizado pelo LinkedIn, o setor de tecnologia tem o maior turnover do mercado, com taxa de rotatividade em torno de 15%.

Perder profissionais pode influenciar negativamente em toda a evolução do projeto, bem como na operação da empresa como um todo. Assim, o turnover em TI tem se tornado um problema cada vez mais recorrente e preocupante para as empresas.

Quando uma equipe é desfalcada, o andamento do projeto pode ser muito prejudicado, além da produtividade ser danificada e elevar os custos da área. Dessa forma, as alterações de time podem criar mudanças no escopo e travar o desenvolvimento de um projeto.

Além disso, os profissionais precisam ser substituídos, gerando perda de recursos financeiros, investimento em novos treinamentos e perda de agilidade para adaptação. 

Como evitar o turnover?

Para diminuir o turnover em TI, é preciso que a sua empresa se mantenha atento a alguns tópicos, entre eles, oferecer desafios constantes, treinamento e qualificação profissional, boas lideranças, constância nos feedbacks, processos organizados, estrutura de trabalho adequada, flexibilidade no formato de trabalho, plano de carreira, benefícios e reconhecimento de talento.

A solução para o turnover em TI

Quando uma empresa decide iniciar o desenvolvimento de um projeto digital, alguns caminhos são possíveis:

1. Montar equipe interna de desenvolvedores

Essa é a maneira mais tradicional, pois você conta com uma equipe interna dentro da empresa. No entanto, essa opção é um prato cheio para o turnover em TI. Além de exigir um alto investimento para a seleção e contratação dos profissionais, gerir especialistas pode ser um tanto complicado se essa atividade não faz parte do core business.

2. Desenvolver sistemas por meio de profissional ou empresa especializada

Pode funcionar muitíssimo bem se a escolha se basear no background e histórico de serviços prestados. Existem muitas boas e algumas poucas opções incrivelmente realizadoras e competentes.

3. Alocar profissionais especialistas (Outsourcing) 

A alocação de profissionais é uma excelente possibilidade quando a empresa contratante precisa estar inserida no contexto do andamento do projeto ou quando o projeto é amplo e pode derivar outras iniciativas digitais.

Essa é a opção ideal para evitar o turnover em TI. O Outsourcing disponibiliza apoio amplo e permanente aos profissionais, dispondo de aceleradores técnicos que garantem flexibilidade e agilidade nos processos. Dessa forma, com alto nível de segurança e transparência, seu projeto passará a contar com maturidade técnica de atuação em diversos segmentos.

Conclusão

O setor de TI está muito aquecido. Além do recrutamento de profissionais especializados ser desafiador, o investimento é alto e o retorno é lento. Pensando nisso, coloque na balança o investimento que você teria que fazer para contratar profissionais ou evitar o turnover de TI, investimentos em contratações técnicas, e perda de tempo de tocar projetos sem o conhecimento necessário.

Contando com uma solução em Outsourcing, você terá maior controle sobre o desenvolvimento, qualidade e eficiência das entregas realizadas com um time de desenvolvedores, UX Designer e um líder técnico que irá garantir o melhor resultado. Além de (é claro) um baixíssimo índice de turnover.

Esse modelo e a execução de sistemas de alto nível fazem parte da expertise da Luby. Dessa forma, possuímos uma abordagem simplificada para a contratação de talentos de alto nível, permitindo que você trabalhe com uma equipe especialista e multidisciplinar com 20 anos de know-how em mais de 1.000 projetos de Fintech, Legaltech, Logística, Healthtech, Contabilidade, Indústria, Terceiro Setor, entre muitos outros.

Somos uma equipe de profissionais de classe mundial inteiramente dedicada a impulsionar a transformação digital de nossos clientes. Para evoluir seu projeto com a Luby, clique aqui e entraremos em contato para levar a relação de Outsourcing para o próximo nível.

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Rodrigo Gardin

Rodrigo Gardin

CTO da Luby

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