Gamificação para empresas: como funciona o desenvolvimento de jogos digitais?

Desenvolver novas formas de engajar o público é um desafio constante para empresas em ascensão. Manter usuários conectados, satisfeitos e interessados é o objetivo da gamificação para empresas.

Essa estratégia aplica técnicas utilizadas na indústria de games para aumentar a retenção dos participantes, podendo ser aplicada desde treinamentos corporativos até em instituições de ensino com desafios educacionais.

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A indústria global de games movimentou US$ 175,8 bilhões em 2021 e a previsão é que ultrapassará US$ 200 bilhões em 2023, segundo a Forbes. Essa evolução abre oportunidades para empresas de diversos segmentos se destacarem no mercado propondo jogos digitais que oferecem experiências imersivas de alto nível.

Pensando nisso, neste artigo, vamos abordar a utilização da gamificação para melhorar a experiência do seu cliente.

O que é Gamificação?

Basicamente, essa estratégia é uma maneira de unir elementos comuns de jogos e lógica para melhorar a experiência do usuário. A Gamificação transforma conteúdos complexos em materiais acessíveis e lúdicos para facilitar o processo de aprendizagem e engajamento de usuários.

Dessa forma, é comum a utilização da gamificação como estratégia para engajar colaboradores, incentivar jogos educacionais em escolas ou utilizar em campanhas de marketing para fazer propagandas de campanhas específicas de marcas específicas.

Por meio de aprendizagem imersiva, são utilizadas metodologias disruptivas para motivar o ensino-aprendizagem, de maneira intuitiva. Isso aumenta a interação e retenção de usuários através de estratégias utilizadas na indústria mundial de games.

Tipos de Gamificação para empresas

Existem diversos gêneros de gamificação para empresas que contribuem para sua expansão. Então, iremos ver as duas principais categorias: os Advergames e os Serious Games.

Advergames

Os Advergames têm como objetivo promover o reconhecimento de marca, atrair clientes e reter usuários de forma completamente customizável. Eles unem os termos Advertise (propaganda) + Game (jogo) para oferecer experiências memoráveis aos usuários.

Pensando nisso, jogos desta categoria vêm sendo usados por grandes marcas para compor suas campanhas de marketing, como McDonald ‘s, Pepsi, Burger King e Axe.

Vantagens da utilização dos Advergames

Aplicar os Advergames na sua empresa possui diversos benefícios, tais como:

  • Construção de um relacionamento mais próximo de seu público;
  • Usuários em contato com sua marca por mais tempo;
  • O marketing está todo incorporado na experiência, ao invés de utilizar propagandas invasivas;
  • Coleta de feedback de usuários tanto em formulário quanto em metadados da experiência de cada consumidor;
  • Portabilidade para diversas plataformas.

Exemplos de Advergames

Pepsi-Man

A imagem mostra o jogo Pepsi-Man sendo utilizado como estratégia de gamificação para empresas.

Jogo conceituado completamente atrelado à marca para divulgar uma campanha de marketing específica.

Need for Speed

A imagem mostra o jogo Need for Speed sendo utilizado como estratégia de gamificação para empresas.

Neste exemplo, o jogo utiliza a propaganda de forma mais sutil, incluindo a marca Burger King em alguns momentos do game.

A Treta dos Irmãos Piologo

A imagem mostra o jogo A Treta dos Irmãos Piologo sendo utilizado como estratégia de gamificação para empresas.

Jogo 2D criado pela Luby para promover a marca “Irmãos Piologo”. A Treta dos Irmãos Piologo é um jogo de ação que se passa em um mundo virtual com referências a jogos clássicos.

Astronauta Toy – Corrida Espacial

A imagem mostra o jogo Astronauta Toy sendo utilizado como estratégia de gamificação para empresas.

Jogo 2D de corrida infinita desenvolvido pela Luby para promover o personagem Astronauta Toy, da Mauricio de Sousa Produções.

Serious Games

Serious Games são jogos que motivam o aprendizado e tornam mais eficiente o treinamento de habilidades.

Muitas vezes voltado para contexto educacional e corporativo, esta modalidade de jogos tem o objetivo de inserir o usuário na cultura da empresa de forma lúdica. Dessa forma, é muito mais simples engajar o público, promovendo interação social junto com o aprendizado.

Essa roupagem mais amigável dos jogos oferece uma experiência de ensino mais completa utilizando mecânicas capazes de gerar interação, recompensar os usuários e coletar insights.

Exemplos de Serious Games

Mouth Defender

A imagem mostra o jogo Mouth Defender sendo utilizado como estratégia de gamificação para empresas.

Case de sucesso da Luby idealizado por uma ONG da cidade de Cornélio Procópio/PR e desenvolvido para ensinar e conscientizar crianças sobre Saúde Bucal.

Word Jam

A imagem mostra o jogo Word Jam sendo utilizado como estratégia de gamificação para empresas.

Game do tipo caça-palavras desenvolvido pela Luby para uma plataforma de ensino direcionado para resolução de problemas.

Luby Memory

A imagem mostra o jogo Luby Memory sendo utilizado como estratégia de gamificação para empresas.

Da categoria jogos da memória, o Luby Memory foi desenvolvido para uma plataforma de ensino focado em desenvolvimento cognitivo.

Vantagens da utilização dos Serious Games

Esse modelo de aprendizado é principalmente utilizado como estratégia de capacitação para:

  • Aumentar a interação e a retenção;
  • Motivar o desempenho;
  • Acompanhar a estratégia com dados;
  • Desenvolver as capacidades cognitivas.

Quais são as etapas da gamificação para empresas?

O desenvolvimento de jogos personalizados passa por algumas etapas até o seu lançamento, são elas:

1. Discovery

Levantamento dos requisitos do projeto e primeiro contato com o cliente para entender as necessidades, público-alvo e objetivo do jogo.

2. Criação de um Game Design Document

O Game Design Document (GDD) é um documento que contém todas as informações relevantes do design de um jogo, por exemplo, temática, mecânicas, plataformas, níveis e fases.

3. Prototipação

Baseado em artes, apresentamos Fluxos de Telas, Concept Arts, e testes para validar a ideia do projeto.

4. Início do desenvolvimento

Etapa prática em que o time de desenvolvimento tira do papel tudo que foi criado em conjunto e inicia o código.

5. Entrega MVP e Feedback

Versão inicial apresentada ao cliente, validando os caminhos e o desenvolvimento feito até então.

6. Finalização do Desenvolvimento

Após feedback e ajustes do MVP (Minimal Viable Product, ou Produto Minimamente Viável), o time volta a desenvolver o jogo para a entrega final.

7. Entrega Final

Por fim, a entrega final é a etapa que consolida todo desenvolvimento e é considerada finalizada após o cliente ter contato e explorar a versão final do jogo desenvolvido.

Quais são os profissionais envolvidos no desenvolvimento de games?

O desenvolvimento de jogos, desde Serious Games até Advergames, envolve uma ampla variedade de skills de uma equipe especializada. Assim, tipicamente, uma equipe de desenvolvimento inclui:

  • Desenvolvedores: responsáveis por criar os códigos em linguagem de programação que darão vida ao jogo;
  • Líder de projeto: responsáveis pela coordenação do projeto;
  • UX designer: responsável por estruturar a estratégia que garante uma experiência excelente ao usuário;
  • QA / Teste: responsáveis por analisar o jogo e documentar defeitos do sistema;
  • Redator: responsáveis por estruturar o conteúdo da melhor forma para o usuário;
  • Game designer: responsáveis por desenvolver o conceito criativo e ambientação;
  • Designers: responsáveis por projetar a jogabilidade, o conceito, regras e estruturas do jogo.

Ferramentas utilizadas no desenvolvimento de games

Aqui na Luby, nossos profissionais dominam um vasto repertório de tecnologias e são constantemente atualizados com as últimas tendências do setor. Então, utilizamos as seguintes engines atualmente:

Principais tecnologias utilizadas na gamificação para empresas.

Transformando desafios corporativos em Soluções Digitais Criativas

Há mais de 20 anos, a Luby busca soluções inovadoras para transformar digitalmente empresas do mundo todo.  Através da gamificação para empresas, buscamos soluções criativas para diversos desafios corporativos, educacionais e de engajamento em geral.

A Luby Games conta com um time experiente da criação de jogos e universos imersivos capazes de envolver o usuário e gerar aprendizado de uma maneira intuitiva e intrínseca ao conteúdo.

Dessa forma, nosso time desenvolverá uma solução totalmente personalizada e customizável para os objetivos de seu projeto. Para utilizar a Gamificação para empresas em prol de melhores resultados, basta acessar o link: https://luby.com.br/contato/.

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Rodrigo Gardin

Rodrigo Gardin

CTO da Luby

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