NLP vs ChatGPT: descubra como aproveitar essas tecnologias em sua empresa

O Processamento Natural de Linguagem (NLP) é uma tecnologia que vem sendo utilizada há anos, mas que ganhou ainda mais destaque com a introdução do ChatGPT. Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT se diferencia das outras opções de NLP por ser uma ferramenta de linguagem natural avançada que utiliza inteligência artificial para gerar respostas precisas e coerentes em tempo real. Você sabe qual é a diferença de NLP vs ChatGPT?

Enquanto outras ferramentas de NLP se concentram principalmente na análise de texto, o ChatGPT é capaz de entender e responder a uma ampla variedade de perguntas e comandos de linguagem natural, tornando-o uma ferramenta valiosa para muitas empresas e organizações em diferentes setores.

NLP vs ChatGPT: qual é a diferença?

NLP vs ChatGPT (Transformers Generative Pretrained Language Model) são termos relacionados à inteligência artificial e processamento de linguagem natural, mas existe uma diferença clara entre eles.

Enquanto NLP é um ramo da inteligência artificial que se concentra em tornar as máquinas capazes de compreender e processar a linguagem humana, ChatGPT é uma aplicação específica desta tecnologia, que utiliza técnicas de NLP para fornecer respostas automatizadas a perguntas e conversas com os usuários.

O que é NLP?

A tecnologia do NLP inclui uma série de técnicas utilizadas para a análise, compreensão e geração de textos. É utilizado para melhorar processos, simplificar infraestruturas e reduzir custos empresariais. Alguns dos usos mais comuns do NLP incluem classificação de documentos, sumarização de documentos, criação de FAQ automatizadas, busca de documentos por similaridade e correção de texto.

E o ChatGPT?

O ChatGPT é um dos diversos modelos linguísticos desenvolvidos, que foram treinados especificamente para dialogar com humanos, o que o torna ideal para ser utilizado em chatbots.

Existem outras empresas no mercado que possuem modelos similares, e que encontram-se disponíveis em diferentes níveis de maturidade. Em um curto período de tempo, conseguimos alcançar resultados impressionantes, e com certeza a velocidade de lançamento de novos produtos e o aumento da concorrência só tendem a se intensificar ao longo dos próximos anos.

O ChatGPT consegue gerar conteúdos escritos impressionantes para um computador, e já é utilizado por muitas pessoas  para obter textos e ideias através de diálogos simples. 

Como utilizar NLP na sua empresa?

A utilização de NLP em sua empresa pode oferecer uma grande vantagem competitiva, permitindo a automação de tarefas que antes eram realizadas manualmente. No entanto, é importante considerar alguns pontos no planejamento de implantação de um serviço de NLP.

O primeiro ponto a ser considerado é a flexibilidade do sistema. Novas tecnologias estão surgindo e, com isso, é importante que a sua solução de NLP possua interfaces que permitam a troca de modelos sem a necessidade de reprogramação do sistema. Além disso, é importante levar em conta a eficiência e a precisão do modelo escolhido, bem como sua capacidade de aprendizado e atualização constante. Ao planejar o uso de NLP na sua empresa, é importante avaliar esses fatores para garantir uma implementação bem-sucedida e eficiente.

Quais serviços de NLP podem ser utilizados para melhorar sua operação?

Inúmeras aplicações podem ser desenvolvidas para melhorar seus processos, simplificar sua infraestrutura e reduzir custos com o NLP. Alguns dos casos de uso mais comuns são: 

  • Classificação de Documentos em categorias;
  • Sumarização de Documentos;
  • Criação de página de FAQ de forma automática;
  • Busca de documentos através da similaridade com outros artefatos;
  • Busca de documentos através de pesquisa semântica em seu repositório.
  • Correção de texto.

Dito isso, ao planejar a implantação de um projeto baseado em NLP, é importante levar em conta algumas questões cruciais:

  • Limpeza do texto, extraindo tags de HTML e caracteres especiais, por exemplo;
  • Particionamento do texto de acordo com o assunto, os capítulos, ou parágrafos;
  • Acesso automático ao conjunto de dados já existentes na empresa, incluindo arquivos de diferentes formatos (como .pdf,.docx e.txt);
  • Extração de texto de imagens de forma estruturada, como Notas Fiscais;/li>
  • Devolução do resultado de forma compreensível ao usuário final, seja através de sumários, filtragem ou outros;
  • Segurança dos dados, evitando a injeção de dados através de interface do usuário;
  • Hospedagem dos modelos em nuvem própria da empresa, dependendo da sensitividade dos documentos.

Potencialize sua operação com NLP

NLP é uma tecnologia que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, trazendo consigo uma infinidade de possibilidades de automatização e melhoria de processos. Desde a classificação de documentos, passando pela busca semântica e correção de texto, a NLP se apresenta como uma ferramenta essencial para quem busca evoluir e se destacar no mercado.

O ChatGPT, por sua vez, é um modelo de NLP desenvolvido pela OpenAI, que tem se destacado pela sua capacidade de conversação natural e capacidade de responder a perguntas complexas com precisão. A combinação da tecnologia NLP com o ChatGPT é um passo importante para a evolução da interação humana com máquinas e traz consigo a possibilidade de criação de chatbots, sistemas de atendimento ao cliente e muito mais.

Com mais de 20 anos de experiência, a Luby é a parceira ideal para o sucesso de seu projeto de NLP. Com uma equipe altamente qualificada e soluções inovadoras, a Luby poderá ajudá-lo a aproveitar todos os benefícios da tecnologia NLP. Seja para automatizar os processos internos, melhorar a experiência do usuário ou até mesmo desenvolver soluções personalizadas para a sua empresa, a Luby está pronta para garantir o máximo de eficiência e segurança.

Não perca mais tempo e invista em inteligência artificial com a Luby. Clique aqui e saiba mais!

Rubens Mau, Data Scientist.

Rodrigo Gardin

Rodrigo Gardin

CTO da Luby

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Últimos posts

Fique por dentro das últimas novidades do mundo da tecnologia com os conteúdos do nosso blog!

Acelere a Transformação Digital da sua Empresa

Basta preencher este formulário ou ligar para +55 11 3055 3404

Fale conosco​

Technology Intelligence

Luby - Latin America

Rua Amália de Noronha, nº 151, 3º Andar, Sala 303
Pinheiros, São Paulo – SP – Brasil
CEP: 05410-010

Luby - North America

1110 Brickell Avenue
Suite 310
Miami – FL
United States

AWS certifications - AWS Partner
AWS certifications - Solutions Architect
Azure logo - Certifications Luby
Google Cloud Partner logo, a symbol of Luby's certifications and recognitions collaboration with Google.
Copyright ©2024 Luby Software LLC. All rights reserved.
Rolar para cima