Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais

Raphael Amorim

Raphael Amorim

Decisões inteligentes são baseadas em fatos reais. A inteligência de negócios é a responsável por fornecer essas informações às empresas. Os dados do agronegócio podem oferecer tomadas de decisões muito mais assertivas no campo, influenciando no investimento em produção, área colhida ou colheita de um determinado item para importação ou exportação.

[adrotate banner=”4″]

[adrotate banner=”10″]

O time de Business Intelligence da Luby compilou dados do agronegócio históricos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para possibilitar análises com influência direta ou indireta em eventos externos que servem como comparativo com fatos locais (seu negócio) para tomada de decisões mais assertivas. Transformamos esses dados do agronegócio em um dashboard interativo. Isto é, um painel de informações com métricas e indicadores-chave de performance.

Para acessar o Dashboard e analisar dados do agronegócio agora mesmo, clique aqui.

Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens do dashboard e conferir um passo a passo de como utilizá-lo da melhor maneira para tirar insights valiosos dos dados do Agronegócio.·       

Vantagens do Dashboard

Visão global de dados do agronegócio

Visão global dos dados do agronegócio através de mapa que possibilita análises por região, país e período. Dessa forma, proporcionando o comparativo com fatos locais para tomada de decisões mais assertivas.

Comparativo de produção entre países e período

O Dashboard oferece a possibilidade de analisar a relação entre Production, Area Harvested e Yield. Além disso, possui uma visualização do ranking top 10 de todas variáveis entre os países mapeados.

Análise de Production, Area Harvested e Yield

Esses dados do agronegócio possibilitam um comparativo de crescimento ou decréscimo da Production, Area Harvested e Yield, podendo influenciar no investimento em produção, área colhida ou colheita da sua empresa.

Como funciona o Dashboard Interativo?

Neste momento, vamos entender como funciona cada funcionalidade do dashboard. É importante lembrar que todos os valores (Production, Area Harvested and Yield) dos gráficos estão em milhares. Isso foi necessário porque, caso deixasse em milhões ou superior, quando filtrássemos por um país específico ou item específico, o valor seria tão pequeno que deixaria a casa de milhões zerada.

Além disso, todas as páginas possuem botão para resetar os filtros e um menu para voltar para o menu principal ou navegar entre as páginas.

Para acessar o Dashboard e analisar dados do agronegócio agora mesmo, clique aqui.

Mas, primeiro, vamos saber mais sobre como utilizar os dados do agronegócio?

Preview Page

Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais Luby Software
Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais 1

A página inicial é a capa do dashboard. Ou seja, neste momento, o usuário terá o primeiro contato com o dashboard. Aqui o foco é na navegação do usuário, em que ele poderá escolher por onde iniciar sua navegação.

Main Page

Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais Luby Software
Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais 2

Na Main Page, temos a página principal com Big numbers em cards com o Total Production, Total Yield, Total Area Harvested, Total Itens e Total Countries.

Abaixo das visualizações em cards dos totais, temos o aumento em porcentagem da produção comparada com o ano anterior, na cor verde, quando positivo e, quando há decréscimo do valor, a cor se torna vermelho negativo. Ou seja, isso facilita a compreensão da variação anual dos totais (positiva ou negativa).

Além disso, Total Itens e Total Countries possui variação em números e não em porcentagem. Sendo assim, abaixo das visualizações em cards dos totais, temos um visual em gráfico de barras com o Total Production by country.

À direita desse visual, temos um visual também de gráfico de barras com o Total Area Harvested by Item. No primeiro gráfico abaixo à esquerda, temos um gráfico de colunas com o total de produção por item. Essa é uma linha que destaca o esforço gasto (Princípio de Pareto, em que 80% das consequências advém de 20% das causas).

Por fim, a última visualização desta página está em gráfico de linha, para que possa ser avaliado o total de Yield por ano, destacando alguns valores da linha do tempo – que vai de 1961 a 2019- sendo possível, por meio do mouse, verificar cada ano através da linha.

demais, a página também possui filtros por ano, Country e Year, caso deseje avaliar as visualizações pelos filtros separadamente.

Overview Page

Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais Luby Software
Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais 3

Aqui, teremos mais 5 visuais que complementam a Main Page, trazendo novos insights. Porém, com os mesmos esquema de cards da Main Page para auxiliar nos comparativos.

Como o primeiro visual no topo à esquerda, temos um visual de gráfico de coluna agrupado de 10 em 10 anos. Dessa forma, facilitando a visualização dos totais por décadas.

Abaixo dessa visualização, temos uma visualização por matriz, em que é possível visualizar os totais de Yield, Area Harvested e Production ao longo dos anos com um barra dentro das colunas que aumenta de acordo com o crescimento do valor apresentado.

Assim, ao lado direito, temos uma visualização de gráfico de barras que mostra o Total Yield by item, com destaque para o maior valor através de um verde mais forte e o menor valor em vermelho.

Para finalizar, abaixo temos um gráfico de Área com o Total Production by Year, com o destaque da linha central com a média para comparativo com os anos.

Countries Page

Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais Luby Software
Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais 4

Nesta página, separamos 4 países de diferentes regiões do mundo (as melhores escolhas de variação) para realizar um comparativo entre eles.

Dessa forma, nos visuais da esquerda, temos gráficos de linhas em que podemos acompanhar a média de produção ao longo dos anos e a previsão para os próximos 10 anos de crescimento ou não do país.

Já do lado direito, temos a Production, Area Harvested e Yield, divididos por seus totais acumulados de todos os anos.

Aqui, podemos também realizar filtros separados por item ou Year, e os filtros não inferem um no outro para não causar quebra na lógica dos visuais.

Para acessar o Dashboard e analisar dados do agronegócio agora mesmo, clique aqui.

Items Page

Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais Luby Software
Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais 5

Aqui, o objetivo é ser capaz de analisar os itens separadamente, escolher o item e poder analisar pelas visualizações distribuídas na página como os 10 países com maior Yield, Total Area Harvested by Country e Total Production by Country.

Temos também à direita um mapa que mostra – de uma forma mais simplificada – a visão geral dos países, onde a produção foi maior ou menor de acordo com uma escala de cor gradiente entre o vermelho e o verde, como explicado na imagem abaixo.

Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais Luby Software
Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais 6

Os filtros, acima da página, liberam apenas a escolha de 1 Item por vez e de Year é igual como nas outras páginas.

Comparative Page

Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais Luby Software
Dados do Agronegócio: Dashboard interativo com insights globais 7

Nesta página, podemos realizar o comparativo entre dois países sobre um determinado item e ter uma previsão para os próximos 10 anos baseado nos anos anteriores.

Na parte superior, temos os Big Numbers do país selecionado à esquerda e outro à direita.

Já na parte inferior da página, temos visuais de gráficos de barras com dados sobre Total Production, Total Area Harvested e Total Yield.

Os filtros superiores funcionam da mesma forma que a Page Items e os filtros da esquerda não inferem no da direita e vice-versa.

Melhore a sua Tomada de Decisão com os dados do agronegócio

Encontrar oportunidades de negócios, desenvolver estratégias e prever tendências. As análises e previsões dos dados do agronegócio, possibilitadas pelo Dashboard desenvolvido sob medida, ajudam você a encontrar o equilíbrio ideal entre o potencial do mercado e sua própria produção.

Para acessar o Dashboard e analisar dados do agronegócio agora mesmo, clique neste link: aqui.

Nosso time é capaz de criar cenários e fornecer parâmetros para investimento, forecasting, redução de riscos e previsibilidade de colheita e receita. Para saber mais sobre Business Intelligence no seu negócio, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.

Por Raphael Amorim em parceria com o Guilherme Campanez.

[adrotate banner=”5″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Últimos posts

Fique por dentro das últimas novidades do mundo da tecnologia com os conteúdos do nosso blog!
Transformação Digital Logo Luby Azul

Acelere a Transformação Digital da sua Empresa

Basta preencher este formulário ou ligar para +55 11 3055 3404

Fale conosco

Transformação Digital Logo Luby
Technology Intelligence
Luby - Latin America

Av. Pres. Juscelino Kubitschek
17th Floor
São Paulo – SP
Brazil

Luby - North America

1110 Brickell Avenue
Suite 310
Miami – FL
United States

Copyright ©2023 Luby Software LLC. All rights reserved.

Rolar para cima