IA e Visão computacional: inovação do sistema de pagamento de contas ''norte-americano''

A fintech Papaya foi fundada em 2016 e nasceu com o objetivo de melhorar a eficiência e experiência do usuário ao pagar contas nos EUA.

Diferente do Brasil, o sistema de envio e pagamento de contas nos EUA era bastante manual. O envio de invoices era feito através de correspondência postal, assim como o seu pagamento, através do envio de cheques aos credores.

Vendo que esse processo era bastante estressante para muitos norte-americanos, e que o sistema de pagamento analógico gerava burocracia e demora na quitação de dívidas, causando prejuízos para empresas, comerciantes e clientes, a Papaya iniciou sua jornada de inovação.

Ainda em Early Stage, a Papaya encontrou na Luby um parceiro para unir forças e desenvolver um aplicativo móvel inovador, utilizando IA e Visão Computacional. A solução ajudou a resolver os problemas de burocracia e demora no pagamento de contas, proporcionando uma experiência mais eficiente e ágil. A inovação chamou a atenção de fundos de investimentos, como Sequoia Capital e Sound Ventures, que investiram na empresa em várias rodadas e elevaram seu valuation.

Como transformamos o processo de inovação da Papaya:

Evolution

Evolução Bancária

Através da nossa solução de Banking Evolution, que tem por objetivo evoluir os produtos financeiros dos nossos clientes, iniciamos nossa parceria para ampliar o alcance da Papaya no mercado.

Inicialmente ofertando seus serviços através de um aplicativo desenvolvido para o sistema IOS, a Papaya encontrava-se limitada ao público usuário desse sistema operacional, o que a impedia de atender uma grande fatia do mercado americano.

Sabendo que o número de usuários do sistema Android nos EUA era cerca de 50% do total dos consumidores, a Papaya trouxe à Luby o desafio de desenvolver do zero um aplicativo Android para sua operação.

Com uma squad composta por desenvolvedores mobile e um PO, trabalhamos para desenvolver um aplicativo que tornasse a operação ainda mais robusta, mantendo-se a essência da solução, mas atentos às particularidades de usabilidade e desenvolvimento de aplicações Android.

A primeira versão de aplicativo nativo foi desenvolvida em Java, que, com o apoio de Visão Computacional, possibilitou a leitura automática dos dados dos invoices, digitalizando as informações e disponibilizando o seu pagamento de forma online.
Posteriormente, uma nova versão foi desenvolvida em Kotlin, aprimorando tecnicamente a aplicação.

O dia a dia do projeto contou com o uso de metodologias ágeis, como o Scrum, e através de suas cerimônias e práticas, conseguimos participar ativamente do planejamento do produto, trabalhando sempre em conjunto com o cliente.

Essa participação ativa no projeto nos possibilitou entender com profundidade:

  • As necessidades dos usuários
  • As necessidades do cliente
  • Oportunidades de melhorias no produto

Com isso, conseguimos aperfeiçoar o produto existente, complementando a oferta da Payapa, não somente em termos de tecnologia, mas também em funcionalidades que se tornaram essenciais para o negócio.

Solutions

Soluções de Pagamento

Nossos especialistas em integração de meios de pagamentos atuaram junto à Papaya para a implementação da Plaid.

A Plaid é uma solução de Third-party Integration que possibilita que aplicativos se conectem às contas bancárias dos usuários do produto, para que possam realizar pagamentos, transferências e transações bancárias de forma eficiente e segura.

Nossa experiência com a integração desta solução nos possibilitou ser bastante ágeis e rapidamente conseguimos disponibilizar essas funcionalidades aos clientes.

Outsourcing

Já com maturidade suficiente para internalizar o desenvolvimento, a Papaya deu um grande passo nos negócios e formou um time para dar continuidade na evolução do produto.
Ainda sim, com foco na sustentação dos aplicativos, continuou contando com o apoio da Luby através da nossa frente de Finance Outsourcing.
Montamos um time multidisciplinar, que apoiou estrategicamente o cliente com a manutenção das suas aplicações.Nossa squad era composta por:

– 02 desenvolvedores Android
– 01 desenvolvedor IOS
– 01 PO
– 1 QA

Nosso conhecimento do mercado e nos produtos da Papaya foi fundamental para trazer agilidade e segurança para a prestação de serviço.
Além disso, preocupados em agilizar a implementação de correções e suas atualizações, nossa expertise nos permitiu desenvolver a Automatização de Testes, o que trouxe ainda mais rapidez para o fluxo de trabalho e correção de bugs.

Nossa capacidade de adaptação foi fundamental para oferecer à Papaya o serviço ideal para cada momento de seu negócio.

Resultados dessa parceria estratégica

Skill Set

  • Desenvolvimento Back-end
  • Desenvolvimento Front-end
  • Desenvolvimento Mobile
  • Product Owner
  • Microsserviços
  • QA

Tecnologias e Stacks Utilizadas

Qual é
o seu desafio?

Somos a consultoria de desenvolvimento de
software
que vai ser o game-changing da sua
evolução.