Buy Now Pay Later: como ajudamos a Tiba a transformar o seu negócio.

A Tiba é uma empresa de tecnologia que nasceu em 2021 com o objetivo de transformar a relação de pequenas empresas do setor varejista com a gestão empresarial, oferecendo uma solução completa e acessível de gestão. Por conhecer a fundo a realidade das empresas e entender suas necessidades, adotou o modelo de negócio Buy Now Pay Later, onde dedicou-se no desenvolvimento de soluções PIX, tornando-se especialista no meio de pagamento mais utilizado no país.



A Tiba passou por uma transformação, e para isso, contou com a parceria estratégica e tecnológica da Luby. No decorrer desse processo, assumimos um papel crucial na concepção e implementação de inovadoras soluções financeiras para a empresa. Através de nossa ampla gama de soluções voltadas para o setor financeiro, proporcionamos à Tiba o acesso às tecnologias mais avançadas e serviços altamente especializados.

Como contribuímos para evolução da Tiba:

Innovation

Inovação Financeira

Com o desejo latente de inovar o setor financeiro para empresas varejistas, a Tiba nos procurou para desenvolver seu primeiro aplicativo voltado ao modelo de pagamentos Buy Now Pay Later via Pix.



Preocupados em atender o Time do Market do produto, rapidamente organizamos nosso time em três diferentes squads, para trabalhar no desenvolvimento de uma aplicativo mobile híbrido, que entregasse aos clientes Tiba um produto seguro para pagamentos e recebimentos via Pix.



Nosso time multidisciplinar era composto por diferentes perfis, como: desenvolvedores backend, desenvolvedores frontend, desenvolvedores mobile, QAs, Arquiteto de Soluções e POs. E nossa atuação aconteceu de forma fluida, seguindo os preceitos da metodologia Scrum para organização de demandas e comunicação entre equipes. A Tiba participou ativamente das reuniões de reviews e refinamentos, o que enriqueceu ainda mais essa construção e proporcionou uma comunicação assertiva.

O roadmap do produto, considerando as features prioritárias para o seu desenvolvimento, nos indicava um período de trabalho de cerca de 8 meses, no entanto, a agilidade do nosso time e o comprometimento dele com timing de lançamento, nos possibilitou entregar em 3 meses a primeira versão do aplicativo.



Paralelamente ao desenvolvimento do app, trabalhamos na construção de uma plataforma web de Backoffice, que contemplava o fluxo de onboarding, acompanhamento da jornada do cliente, além do controle de faturas e aprovação de crédito. Essa solução foi fundamental para que a Tiba pudesse oferecer uma gestão mais assertiva aos seus clientes.

Evolution

Evolução Bancária

Uma vez validada no mercado a solução inicial, demos continuidade na evolução do produto, onde desenvolvemos novas funcionalidades e integrações que trouxeram mais robustez à operação.

  • Habilitação do faceid

    para acesso facilitado ao app

  • Implementação do modelo MGM (Member Get Member)

    onde os usuários recebem rewards pela indicação de novos clientes e essa bonificação pode ser utilizada para pagamentos.

  • Arquitetura e Desenvolvimento do Pix Empresa

    um sistema de descontos para pagamento via Pix, para as empresas parceiras
    da Tiba.

  • Desenvolvimento do Tiba Pix

    também conhecido como Pix Boleto, onde é possível a emissão de boletos que podem ser pagos via Pix através do Qr Code.

  • Desenvolvimento do Pix Parcelado

    que garante ao consumidor o parcelamento de compras e o pagamento das parcelas via pix.

  • Integração com a Stark Bank

    que oferece operações de corporate bank através de APIs e possibilitou o desenvolvimento de diferentes features para o sistema.

Nossa expertise no setor financeiro nos permitiu atuar ativamente na construção do roadmap do produto, ajudando o cliente a ter mais clareza sobre as necessidades dos clientes e sobre as tecnologias mais adequadas para cada solução.

Cyber Security

Com o objetivo de evitar fraudes no uso do sistema, habilitamos ferramentas de KYC (Know Your Customer) através da integração com tecnologias antifraude e apoiamos a montagem do fluxo de ações de segurança.

Inicialmente, desenvolvemos a integração com a Zaig, que é responsável por identificar possíveis fraudes por meio de uma análise dos dados. Depois disso, integramos a Tiba com a Unico.

A solução Unico Check, focada em autenticação de identidade e em Liveness Detection, ampliou a segurança da aplicação, além de trazer mais velocidade para a validação digital dos usuários.

Focados em aprimorar a segurança tanto dos usuários, quanto da própria aplicação, desenvolvemos ainda:

– Token biométrico para validação de dados.

– Senha transacional, com bloqueio automático e desbloqueio via validação biométrica.

– Validação de dispositivo, com limitação de logins em diferentes dispositivos.

A principal preocupação da Tiba era ter soluções confiáveis que pudessem atender suas demandas e ações de AML (Anti Laundry Money) e Antifraude, e a Luby conseguiu ajudá-la com integrações importantes e que possibilitam operações robustas com segurança.

Experience

Melhorar a experiência e o relacionamento dos clientes também foi um desafio que a Tiba nos trouxe.



Nesta frente, nosso conhecimento aprofundado da persona de uma instituição financeira, nos permitiu implementar ações e funcionalidades que otimizaram o atendimento aos usuários.



Desenvolvemos a integração do aplicativo com o Whatsapp por meio da ferramenta Twilio, que inicialmente, em sua primeira versão do app, foi utilizada somente para o envio de notificações.

Conforme se deu a evolução do produto, evoluímos também essa funcionalidade e desenvolvemos um Bot que permitiu a implementação do processo de Onboarding de clientes através do Whatsapp.

Por meio desse Bot, foi possível integrar o fluxo de entrada de clientes de forma conectada às ferramentas de análise de crédito e análise cadastral, permitindo que o processo de cadastramento de clientes se transformasse em algo intuitivo, fácil e seguro.

Além do fluxo de atendimento e cadastro via Whatsapp, também trabalhamos no desenvolvimento de Push Notifications.



As Push Notifications tem sido cada vez mais exploradas por bancos, não somente para informar movimentações financeiras, vencimento de fatura, etc. Elas tem sido importantes para a estratégia de engajamento e venda de novos serviços. 



Pensando nisso, a Tiba nos trouxe a necessidade de implementação de Push Notifications e nossa experiência nos permitiu atender rapidamente essa demanda, agilizando as estratégias do cliente nesta frente.

Outsourcing

A Tiba conta ainda com uma equipe de sustentação multidisciplinar e altamente qualificada, que é responsável por dar o suporte ao seu sistema de SaaS.


O SaaS da Tiba é uma solução de gestão (ERP) que foi seu primeiro produto desenvolvido, através do qual a empresa se lançou no mercado há alguns anos.

Ainda que seu negócio tenha se transformado no último ano, trata-se de um software robusto e estratégico, importante para a operação e que precisa de sustentação.



Satisfeitos com as entregas das outras soluções Luby, a Tiba então nos demandou essa frente de atuação.

Hoje nossa Squad tem trabalhado com foco em:

  • Sustentação do Banco de Dados
  • Observabilidade do Sistema
  • Desenvolvimento de serviços autogerenciáveis (Serveless) Google Cloud e seu acompanhamento
  • Implantação e manutenção do Firewall

Nossa expertise tecnológica e de negócio, tem nos permitido sermos ágeis na resolução de problemas e no atendimento às necessidades do sistema.

Resultados dessa parceria estratégica

Skill Set

  • Software Architecture
  • Backend Development
  • Product Management
  • Solutions Architecture
  • Mobile Development
  • Product Owner
  • FrontEnd Development
  • Quality Assurance
  • Scrum Master

Tecnologias e Stacks Utilizadas

Qual é
o seu desafio?

Somos a consultoria de desenvolvimento de
software
que vai ser o game-changing da sua
evolução.