
Modernizando o sistema bancário norte-americano com o DCI.

Com quase 60 anos de experiência, o DCI é líder no desenvolvimento de tecnologias e serviços bancários para bancos comunitários de todo o mercado norte-americano. Oferece soluções digitais completas para processamento e gerenciamento das operações de mais de 200 bancos locais.
A parceria entre DCI e Luby foi estabelecida com o objetivo de oferecer suporte na reestruturação de uma de suas principais soluções centrais, seguindo as mais avançadas práticas de UX.
Nosso foco foi a criação de uma nova experiência para o usuário, com menos atrito, mais atraente, conveniente, agradável e mobile-first. Os resultados positivos desse projeto desencadearam uma série contínua de colaborações abrangentes, que vão desde a concepção de novas soluções fintech a partir do zero, até a modernização de suas aplicações centrais.
A Luby à frente da modernização de legado do DCI
Experiência do consumidor
Projeto: GoBanking
Luby assumiu o desafio de redesenhar todo o banco on-line do DCI, uma solução que une diferentes produtos para atender os mais de 200 bancos comunitários conectados, a fim de construir uma nova experiência aos próprios bancos e seus clientes. Seu principal desafio era melhorar a usabilidade de uma plataforma já consolidada e robusta, modernizando a interação de seus clientes com ela, sem perder sua essência e funcionalidades.
Para essa missão, nosso trabalho dividiu-se em diferentes fases:
Pesquisa Exploratória
foram realizadas pesquisas exploratórias com os bancos para entender suas dores e necessidades, a partir das perspectivas e demandas de seus clientes.
Mapeamento de Funcionalidade
mapeamos todo o sistema, suas funcionalidades, componentes, interface, configurações dos bancos e clientes e as personalizações disponíveis. Também conduzimos uma avaliação heurística de todo o sistema para identificar problemas comuns de usabilidade que poderiam ser sistematicamente resolvidos pelo novo design.
Desk Research
conduzimos algumas pesquisas documentais para compreender profundamente as características e especificidades dos bancos comunitários e dos seus clientes.
Benchmarking
realizamos um benchmarking com concorrentes diretos e indiretos, para melhor compreender suas ofertas, interfaces e a experiências.
Redesign
trabalhamos na revisão e reescrita de telas e fluxos do sistema, dividindo nossas entregas em sprints, e atuando diretamente com os desenvolvedores internos do DCI.
Nosso trabalho inicial possibilitou definir restrições e visão de curto e longo prazo do projeto, explorar regras de negócios, produzir Wireframes, experimentar soluções e discutir com o cliente como melhorá-las, para a construção do primeiro protótipo.
A partir disso, conseguimos priorizar nossas entregas e já, redesenhamos algumas das principais interfaces e experiências que agregam valor para usuários, como:
- Página de resumo da conta bancária
- Página Inicial
- Detalhes da conta
- Página de cartão de débito
Evolução Bancária
Projeto: GoOpen
Nossa solução de Banking Evolution tem como foco a evolução de sistemas bancários e tem ajudado o DCI na refatoração do módulo de Abertura de Contas do seu sistema.
O desafio é solucionar problemas do sistema, transformando-o em um ambiente moderno e funcional. Para isso, estamos, em conjunto com o DCI, trabalhando na modernização desta aplicação.

Nossa equipe de especialistas é composta por:
- Designers
- Product Managers
- Tech Leads
- Arquitetos
- Desenvolvedores
Para transformar o sistema em algo escalável e mais conectável, nosso trabalho contemplou algumas ações iniciais, como:
Análise do sistema
que possibilitou descrever o fluxo de cada parte dele, a fim de encontrar limitações e pontos de melhoria.
Benchmark com dez concorrentes
para pesquisar o processo de abertura de novas contas no mercado e, a partir daí, conseguir trazer insights úteis.
Percorrer todos os fluxos
do processo de abertura de novas contas e coletar todos os dados disponíveis, formando um banco de dados para comparar e avaliar o produto GoOpen com os concorrentes e melhorar sua apresentação ao mercado.
Entrevistar colaboradores DCI
que atuam na área de implementação dos novos bancos, o que nos permitiu ter um melhor entendimento do produto e contribuiu de forma significativa para o nosso processo de criação de personas.
Realizar uma análise heurística
do sistema administrativo para encontrar funcionalidades que possam ser melhoradas.
A partir desses estudos iniciais, o projeto de desenvolvimento da nova aplicação dividiu-se em 3 diferentes frentes:
- Página Administrativa: utilizada exclusivamente por usuários do DCI, onde é possível configurar o ambiente do banco e configuração do produto.
- Workspace: usado principalmente pelos bancos e também pelos usuários do DCI, é o espaço onde os bancos recebem as candidaturas dos clientes, analisam as suas informações e tomam a decisão de aprovar ou recusar as candidaturas.
- Formulário de Inscrição: utilizado pelos clientes do banco, onde podem solicitar uma conta específica. A aplicação é enviada aos bancos no Workspace.
O desenvolvimento de um Design System também se fez necessário para padronizar o produto e acelerar seu desenvolvimento, servindo como guia para o time, além, é claro, de oferecer uma melhor experiência de abertura de conta para o cliente final. Além disso, também apoiamos o DCI na integração com o Plaid, que é uma aplicação que permite transferências e transações financeiras entre usuários de forma eficiente e tem sido grande aliada na evolução das operações.
Resultados dessa parceria estratégica
no valor total do projeto, comparado a um fornecedor dos EUA.
no valor total do projeto, quando comparado a um fornecedor de Kansas, onde se localiza a sede do cliente.
Skill Set
- Desenvolvimento Back-end
- Desenvolvimento Front-end
- Gestão de Produtos
- QA
- Pesquisa UX
- UX Design
Tecnologias e Stacks Utilizadas
Qual é
o seu desafio?
Somos a consultoria de desenvolvimento de
software que vai ser o game-changing da sua
evolução.




