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O SEO (Search Engine Optimization) em português Otimização de Mecanismos de Pesquisa é o conjunto de ações e estratégias que você implementa para impulsionar seu site para o topo do ranking dos mecanismos de pesquisa. Um plano de otimização eficaz combina uma variedade de práticas recomendadas para SEO que se reúnem para ajudar os sites a ganhar autoridade em SERPs.
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SERP é a sigla em inglês para Search Engine Results Page, que em português significa “Página de Resultados”.
Se você deseja aumentar a classificação do seu site, ajudar mais pessoas a encontrar sua marca por meio da pesquisa e aumentar sua autoridade digital, você deve usar o máximo possível de práticas recomendadas de SEO. Abaixo temos uma lista das estratégias em que você deve se concentrar.
Pesquisas de palavras-chave são necessárias para gerar informações para o seu público-alvo pois se baseia na pesquisa dos usuários.
Atribua uma palavra-chave primária por página em seu site. Ao encontrar as palavras-chave que deseja segmentar, atribua cada termo a uma página – e apenas uma página – em seu site. Depois de decidir quais palavras-chave primárias combinam com quais páginas, otimize essas páginas para os termos usando fatores de SEO na página descritos posteriormente neste artigo.
Não atribua a mesma palavra-chave primária a várias páginas do seu site. Nunca atribua a mesma palavra-chave alvo a mais de uma página ou postagem em seu site. Usar a mesma palavra-chave em mais de uma página pode levar à canibalização de palavras-chave, o que pode ter um impacto negativo em sua capacidade de classificação na pesquisa.
Nunca atribua a mesma palavra-chave alvo a mais de uma página ou postagem em seu site.
Use a palavra-chave primária no título da página. As melhores práticas para SEO incluem o uso da palavra-chave primária no título da página. Se possível, coloque a palavra-chave de destino o mais próximo possível da frente do título.
Use a palavra-chave primária no URL da página. Para escrever um URL amigável de SEO, inclua a palavra-chave primária na estrutura de links da página. Também é uma prática recomendada de estrutura de URL manter o URL com menos de 128 caracteres.
Use a palavra-chave primária no primeiro parágrafo. Ajude os rastreadores de pesquisa a entender a página desde o início, usando a palavra-chave primária no primeiro parágrafo do texto em sua página.
Use a palavra-chave primária em pelo menos um subtítulo. Continue a apoiar o tópico da página usando a palavra-chave primária em pelo menos um subtítulo do conteúdo. Essa tática deve ser uma das práticas recomendadas mais fáceis para SEO, já que o conteúdo deve principalmente compartilhar informações relacionadas à palavra-chave, tornando esta uma tarefa natural.
Use a palavra-chave primária no meta título. Meta títulos são manchetes que aparecem com os resultados em uma página de pesquisa. Inclua a palavra-chave primária neste título, pois ajuda os rastreadores a entender a página, mas mais importante porque ajuda os pesquisadores a encontrar resultados relevantes em SERPs. Mantenha seu título com 65 caracteres ou menos para que o título completo fique visível nos resultados. Além disso, inclua o termo principal o mais próximo possível da frente do título para ajudar a chamar mais atenção.
Inclua a palavra-chave alvo na meta description. A meta description aparece abaixo do meta título nos resultados da pesquisa. Também é importante que a palavra-chave primária seja exibida no início desta cópia, portanto, use o termo de destino próximo ao início.
Use a palavra-chave primária em uma tag alt de imagem. Ao incluir mídia em uma página, mostre que a imagem está relacionada ao tópico, incluindo a palavra-chave principal na tag alt da imagem. Isso envia informações para rastreadores de pesquisa sobre a página e também descreve a imagem se o gráfico não carregar.
Use a palavra-chave primária em todo o texto. Conforme você escreve seu conteúdo, use naturalmente a palavra-chave primária em todo o conteúdo. Evite o enchimento de palavras-chave, mantendo a densidade de palavras-chave em cerca de 2%. Esta é uma das melhores práticas essenciais para SEO.
Atribua palavras-chave secundárias a cada página do seu site. Os rastreadores de pesquisa usam o conteúdo em torno de suas palavras-chave para ajudar a entender a página. Você pode dar a eles um contexto extra sobre sua página usando palavras-chave secundárias. Palavras-chave secundárias são termos intimamente relacionados à sua palavra-chave primária.
Use as palavras-chave secundárias pelo menos uma vez na página. Depois de encontrar palavras-chave relacionadas, use cada termo uma vez na página para enviar sinais de contexto extras para rastreadores de pesquisa.
Não publique conteúdo superficial. Não há contagem de palavras mágicas para a quantidade exata de cópias que você deve escrever para o conteúdo de SEO. Mas, no que diz respeito às práticas recomendadas para SEO, você deve sempre tentar escrever pelo menos 300 palavras. No entanto, seu conteúdo terá maior probabilidade de ser classificado se for completamente desenvolvido e explicado um tópico, o que muitas vezes não pode ser feito com apenas 300 palavras. Portanto, escreva o quanto for necessário para cobrir totalmente o assunto.
Escreva conteúdo de alta qualidade e valor. Não escreva apenas para atingir uma contagem de palavras. Se você deseja que seu conteúdo seja classificado, use essas dicas de redação de conteúdo para criar um conteúdo perene de alta qualidade que seja bem escrito e extremamente útil e valioso. Os mecanismos de pesquisa desejam fornecer os melhores resultados, portanto, crie o principal recurso para o seu tópico se quiser classificar.
Publique e atualize conteúdo regularmente. Envie sinais aos mecanismos de pesquisa de que seu site está ativo e atualizado publicando regularmente novos conteúdos e também atualizando páginas antigas de seu site. Certifique-se de que todo o seu conteúdo forneça as melhores e mais relevantes informações de maneira consistente para melhorar suas classificações de pesquisa.
Não publique uma cópia da página duplicada. Uma das melhores práticas de SEO que se relaciona ao conteúdo é não publicar uma cópia igual a uma cópia em outras páginas do seu site. O conteúdo duplicado em seu site torna difícil para os rastreadores de pesquisa entender e classificar suas páginas, o que tem um impacto negativo em seu SEO.
Não roube conteúdo de outro site. Você também não deseja copiar conteúdo de outros sites e publicá-lo em seu site. Esta é uma prática pobre e antiética e pode levar a penalidades de busca. Para um SEO forte no site, publique conteúdo novo e original.
Use tags canônicas em conteúdo duplicado. Se você precisar publicar conteúdo que já foi publicado em outra página da web (seja no seu site ou em outro site), use uma tag canônica que instrui os bots de pesquisa a ignorar o conteúdo duplicado. Esta tag aponta o rastreador para a cópia original. Não adiciona valor de SEO ao seu site, mas ajuda a evitar penalidades de conteúdo duplicado.
Não publique metatags e descrições duplicadas. Assim como você não deseja publicar a mesma cópia nas páginas, não deseja publicar meta descrições de SEO duplicadas. Escreva meta títulos e descrições exclusivas para cada página do seu site. Além disso, mantenha a descrição com menos de 320 caracteres e não use caracteres especiais para garantir que toda a sua descrição apareça corretamente nas SERPs.
Inclua imagens e gráficos em suas páginas. Os rastreadores de pesquisa procuram as melhores informações para retornar como resultados principais. Eles costumam considerar o conteúdo que suporta cópia com gráficos como um recurso melhor e, portanto, dão a ele classificações mais altas. Portanto, inclua mídia avançada, como imagens, gráficos e vídeos em suas páginas.
Use nomes de arquivo de imagem breves e descritivos. Ao adicionar imagens às suas páginas, preste atenção ao nome do arquivo. Use nomes de arquivo breves que descrevam a imagem e também inclua a palavra-chave principal no nome do arquivo. Assim como a tag alt da imagem, essa é uma das melhores práticas para SEO, pois envia sinais de bônus aos mecanismos de pesquisa.
Inclua links em cada página do seu site. O público online usa links para navegar em um site. Inclua links em cada uma de suas páginas, para que os usuários não encontrem um beco sem saída que exija que eles usem o botão Voltar ou saiam do seu site.
Mas não inclua muitos links. Por outro lado, muitos links podem confundir os usuários e dificultar a navegação e o rastreamento do seu site. Portanto, as práticas recomendadas para SEO incluem manter o número de páginas com mais de 100 links no mínimo e evitar páginas com mais de 1.000 links.
Link para outras páginas internas em seu site. Os links em seu site devem levar a outras páginas em seu site para ajudar os usuários a navegar e encontrar informações. Os links internos também enviam sinais aos mecanismos de pesquisa e os ajudam a rastrear e entender suas páginas.
Ao adicionar links internos, use a palavra-chave de destino da página como o texto âncora. Para tornar os links internos em seu site mais úteis para rastreadores de pesquisa, use a palavra-chave de destino da página como texto âncora.
Link para outros sites de alta qualidade. Não se limite a criar links para as páginas internas do seu site. Além disso, mostre aos mecanismos de pesquisa que seu site está conectado ao mundo digital mais amplo. Quando relevante, crie links para fontes e recursos que agregam valor e contexto às suas páginas.
Dica Profissional: Sempre defina links externos para abrir em uma nova janela para manter os usuários em sua página.
Corrija links quebrados em seu site. Links que não funcionam, estão corrompidos ou geram um erro em vez de ir para a página, arquivo ou imagem esperada têm um impacto negativo no SEO. Certifique-se de que todos os links de entrada e saída em seu site funcionam.
Evite ter muitos redirecionamentos. Limpe os links em seu site para melhorar o SEO, evitando redirecionar muitas páginas do seu site para outras páginas.
Substitua redirecionamentos por links diretos. Se você precisar redirecionar algumas de suas páginas, configure seu servidor para retornar um redirecionamento “301” ou permanente em vez de um redirecionamento temporário “302”.
Atraia backlinks de sites de alta autoridade. Os links que apontam para o seu site são tão importantes, senão mais importantes, do que os links do seu site. Um fator importante de classificação é quantos sites de alta qualidade têm links para o seu.
As práticas recomendadas para SEO devem incluir uma estratégia forte para atrair backlinks de alta qualidade para seu site.
Remova links de sites de baixa autoridade. Os backlinks que levam ao seu site podem ter um impacto negativo se forem provenientes de um site com spam e de baixa qualidade.
Configure uma página de negócios do Google. As práticas recomendadas para SEO relacionadas às pesquisas locais incluem a criação de uma página do Google Meu Negócio. Essa prática é especialmente importante para empresas físicas, pois mostra um excelente resultado nas SERPs locais do Google.
Adicione seu site a diretórios de negócios relevantes. Trabalhe para construir sua presença online criando perfis para sua empresa em diretórios digitais relevantes. Escolha diretórios gerais de negócios (como Yelp, Yellow Pages, Angie’s List, etc.), bem como listar sites que sejam relevantes para o seu setor. Sempre inclua um link para seu site em seu perfil.
Link para seu site em todos os perfis de mídia social. Crie perfis sociais para a sua empresa que também incluem um link para o seu site. Esses links ajudam a construir um portfólio de backlinks forte enquanto direcionam o tráfego para seu site.
Certifique-se de que todas as suas entradas NAP sejam consistentes. NAP significa nome, endereço e telefone. NAPs para empresas geralmente são incluídos em diretórios comerciais. Certifique-se de que todas as referências do NAP de sua empresa sejam precisas como uma das melhores práticas para SEO no que se refere à pesquisa local.
Inclua seu endereço no rodapé do seu site. Ajude os mecanismos de pesquisa a conectar sua empresa a uma região geográfica específica para melhorar suas classificações de pesquisa local. Inclua a localização física da sua empresa (ou vários locais da sua empresa) no rodapé do seu site.
Adicionar um certificado SSL ao seu site é fundamental pois adiciona uma camada de segurança. Isso muda a URL do seu site de “http” para “https”. Se seu site não tiver um certificado SSL, os navegadores de pesquisa alertarão os usuários de que seu site pode não ser seguro e pode ter um impacto negativo em suas classificações de pesquisa.
Aumente a velocidade do seu site. A velocidade de carregamento do seu site afeta a experiência do usuário, as taxas de conversão e o número de páginas que os mecanismos de pesquisa indexam. Use táticas para otimizar seu site para velocidade e experiência do usuário.
Um atraso de dois segundos no tempo de carregamento da página da web aumenta as taxas de rejeição em 103 por cento. (Fonte: Akamai)
Use um design responsivo e compatível com dispositivos móveis. Os sites com capacidade de resposta móvel se adaptam ao tamanho da tela do usuário. É uma das melhores práticas para SEO e também a experiência do usuário usar este tipo de design.
Considere o uso de páginas AMP. Para tornar seu site ainda mais compatível com dispositivos móveis, use páginas AMP que tornam as postagens de blog mais fáceis de ler e mais rápidas de carregar em dispositivos portáteis.
Crie uma conta do Google Webmasters e envie o seu sitemap. Dê ao Google uma boa visão do seu site configurando uma conta do Google para webmasters e enviando um mapa do seu site.
Crie uma conta Bing Webmasters e envie seu mapa do site. O Bing também é uma ferramenta de pesquisa popular para usuários, portanto, configure uma conta do Bing Webmaster e envie um mapa do site para o diretório.
Use o robots.txt corretamente. Um arquivo robots.txt informa aos mecanismos de pesquisa se eles podem acessar e rastrear partes do seu site. Existem situações em que você deseja usar este arquivo. Você pode ocultar páginas sem importância ou confidenciais em seu site. Mas você também precisa garantir que esse arquivo não bloqueie as páginas do seu site que você deseja que os rastreadores acessem.
Adicione marcação de dados estruturados. Os dados estruturados são códigos que você pode adicionar aos seus sites para explicar melhor o seu conteúdo aos mecanismos de pesquisa. Use esses dados para enviar melhores sinais aos mecanismos de pesquisa e melhorar a aparência dos resultados da pesquisa – pois dados estruturados ou esquemas podem adicionar informações adicionais aos resultados dos mecanismos de pesquisa.
Aponte todos os domínios para o mesmo host. Muitos sites permitem que os usuários os visitem por meio de nomes de host diferentes (por exemplo, http://domain.com e http://www.domain.com). É uma das melhores práticas para SEO certificar-se de que ambos apontam para o outro.
Utilize arquitetura de site organizada e natural. Os sites com boa hierarquia e estrutura de página são mais visíveis nos resultados do mecanismo de pesquisa porque o rastreador do mecanismo de pesquisa pode localizar mais páginas. Configure seu site para que seja bem estruturado e com bons links.
Rastreie análises e monitore a atividade do site. A única maneira de continuar a melhorar o seu SEO é rastrear e monitorar a atividade do seu site. Instale o Google Analytics para visualizar tendências e hábitos do usuário para aprender como melhorar o layout e a otimização do seu site.
Use uma linguagem natural em sua cópia. Junto com fatores técnicos e otimização de palavras-chave, a estrutura e a qualidade de sua cópia ainda são um fator importante de classificação. A legibilidade afeta a capacidade de uma página de aparecer na pesquisa, especialmente na pesquisa por voz. Portanto, use uma linguagem natural e bem escrita para fornecer uma melhor experiência aos leitores e melhorar o SEO semântico.
Escreva para um nível de leitura da oitava série. Escrever bem não significa escrever para um alto nível de leitura. A melhor cópia amigável para SEO é escrita para um nível de leitura da oitava série porque é fácil de absorver e entender.
Torne o conteúdo fácil de ler e digitalizar. Outra maneira de tornar a cópia fácil de entender é formatar o conteúdo para que fique claro e digitalizável. Use parágrafos curtos, inclua marcadores e use fonte em negrito intuitivamente para tornar sua cópia fácil para os leitores e rastreadores de pesquisa revisarem e entenderem.
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