[vc_row][vc_column][vc_column_text]No artigo sobre “O que é coleta de dados?”, aprendemos o que é e a importância da coleta de dados dentro do universo do Business Intelligence e em um contexto geral para que seja possível analisar e tomar decisões através desses dados coletados. Hoje iremos falar especialmente sobre um dos instrumentos de coleta de dados mais utilizados, a coleta de dados via questionário.
[adrotate banner=”10″]
É fácil entender como funciona uma coleta de dados via questionário quando paramos para pensar no que consiste um questionário. Uma lista de perguntas será entregue a quem responderá o questionário com a intenção de coletar dados específicos que estarão contidos dentro das perguntas.
A resposta a essa pergunta é muito simples: você deve imaginar esse questionário como uma primeira forma de mapear os interesses do dono do negócio e como os dados do negócio funcionam (fontes de dados, ramo de atividade, gargalos e qualquer pergunta relevante para entender melhor a resolver os problemas ali abordados). Ou seja, uma pesquisa mais qualitativa.
Dessa forma, o questionário não é utilizado como uma fonte de informações onde todos irão responder às mesmas perguntas. Assim, você irá realizar um comparativo entre os questionários e sim será usado para iniciar um projeto de Business Intelligence.
São perguntas que já possuem respostas definidas as quais você deve escolher uma entre elas como resposta, são usadas mais em coleta de dados quantitativas, são elas: perguntas de múltipla escolha, dicotômica, perguntas RU (Resposta única), matriz e ranking.
São perguntas que permitem expressar sua opinião e tem natureza exploratória, a maior vantagem desse tipo de resposta é que quem está respondendo expõe exatamente o que pensa dando uma resposta mais completa e agregadora.
O que precisamos saber para construir um questionário de qualidade voltado para o Business Intelligence e coleta de dados para iniciar o levantamento de requisitos e sua análise exploratória?
Listamos aqui alguns tópicos fundamentais para a realização deste questionário:
Saindo um pouco do escopo de Business Intelligence, a maior vantagem da coleta de dados via questionário é exatamente economizar tempo e dinheiro com coletas de dados de campo, tornando-as mais rápidas, exatas e respeitando o anonimato de quem a responde.
Para saber como aplicar o BI da melhor forma no seu negócio, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.
[adrotate banner=”11″][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Autor