Advergames: brand awareness com jogos mobile no século dos smartphones

Não é segredo que o mercado de dispositivos móveis vem se tornando o carro-chefe na relação mais próxima ao usuário. Os Advergames são jogos desenvolvidos especialmente para divulgar um negócio e se conectar mais com o seu público e, assim, gerar mais resultados, como:

  • Campanhas geradas com os famigerados influenciadores digitais, com seu alcance e engajamento que faz qualquer setor de marketing morrer de inveja;
  • Anúncios dos mais diversos feitos sob medida para o nicho especializado;
  • Publicações impulsionadas para aquele também seleto público (assim como este);
  • Grandes marcas cada vez mais engajadas nas grandes redes sociais.
 

Jogos digitais

E onde os jogos digitais entram nesta história? Justamente aqui nas mãos dos usuários e consumidores destas grandes marcas.

Havia uma estimativa para que, até junho de 2021, teríamos mais de 242 milhões de celulares em uso somente no Brasil. Ou seja, mais de um celular por pessoa só até o meio do ano.

Dessa forma, com essa grande crescente no número de usuários e a maior democratização das redes móveis e banda larga, o consumidor tem muito mais acesso aos produtos digitais. Assim, é neste ponto que encontramos um modelo de propagandas que não é novo, mas vem cada vez mais se aproximando do nosso dia a dia.

Advergames

Os Advergames são uma junção de dois termos Advertise (propaganda) + Game (jogo). Eles vêm sendo usados por grandes marcas para compor suas campanhas de marketing. Por exemplo: McDonald ‘s; Pepsi; Burger King; Axe e diversas outras.

Normalmente, os advergames seguem três modelos de utilização:

  • Minijogos da marca e/ou produto alvo: normalmente utilizados em sites e landing pages para aumentar o engajamento e tornar a experiência dos usuários mais lúdica durante a visita;
  • Jogos desenvolvidos com a marca ou produto incorporado: é o modelo que vem sendo mais utilizado, comumente focado no product placement e na brand awareness para estreitar o relacionamento com os clientes e mantê-los por mais tempo em contato com a marca/produto;
  • Conteúdos em jogos já existentes: existe também a possibilidade de acrescentar conteúdos de marca dentro de jogos já existentes.

Vantagens de utilizar os Advergames

Aplicar os Advergames na sua empresa possui diversos benefícios, como:

  • Construção de um relacionamento mais próximo de seu público;
  • Usuários em contato com sua marca por mais tempo;
  • Ao invés de propagandas invasivas, o marketing está todo incorporado na experiência;
  • Coleta de feedback de usuários tanto em formulário, quanto em metadados da experiência de cada consumidor;
  • Portabilidade para diversas plataformas.

Conclusão

O uso de tecnologias de jogos interativos é usado para entregar mensagens persuasivas aos consumidores e simular a experiência do consumidor. Pensando nisso, os Advergames são construídos em torno da marca da empresa. Eles podem ser acessados no website ou redes sociais do negócio ou até mesmo ser disponibilizados para download em computadores ou smartphones.

Aqui na Luby, buscamos soluções criativas para diversos desafios corporativos, educacionais e de engajamento em geral através dos Serious Games. Contamos com um time experiente da criação de jogos e universos imersivos capazes de envolver o usuário, gerar engajamento e aprendizado de uma maneira intuitiva e intrínseca ao conteúdo.

Por isso, para saber como desenvolver o seu projeto de Advergames com a Luby, clique neste link e fale com nossos especialistas.

Rodrigo Gardin

Rodrigo Gardin

CTO da Luby

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