1 de setembro de 2022
Desenvolver novas formas de engajar o público é um desafio constante para empresas em ascensão. Manter usuários conectados, satisfeitos e interessados é o objetivo da gamificação para empresas.
Essa estratégia aplica técnicas utilizadas na indústria de games para aumentar a retenção dos participantes, podendo ser aplicada desde treinamentos corporativos até em instituições de ensino com desafios educacionais.
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A indústria global de games movimentou US$ 175,8 bilhões em 2021 e a previsão é que ultrapassará US$ 200 bilhões em 2023, segundo a Forbes. Essa evolução abre oportunidades para empresas de diversos segmentos se destacarem no mercado propondo jogos digitais que oferecem experiências imersivas de alto nível.
Pensando nisso, neste artigo, vamos abordar a utilização da gamificação para melhorar a experiência do seu cliente.
Basicamente, essa estratégia é uma maneira de unir elementos comuns de jogos e lógica para melhorar a experiência do usuário. A Gamificação transforma conteúdos complexos em materiais acessíveis e lúdicos para facilitar o processo de aprendizagem e engajamento de usuários.
Dessa forma, é comum a utilização da gamificação como estratégia para engajar colaboradores, incentivar jogos educacionais em escolas ou utilizar em campanhas de marketing para fazer propagandas de campanhas específicas de marcas específicas.
Por meio de aprendizagem imersiva, são utilizadas metodologias disruptivas para motivar o ensino-aprendizagem, de maneira intuitiva. Isso aumenta a interação e retenção de usuários através de estratégias utilizadas na indústria mundial de games.
Existem diversos gêneros de gamificação para empresas que contribuem para sua expansão. Então, iremos ver as duas principais categorias: os Advergames e os Serious Games.
Os Advergames têm como objetivo promover o reconhecimento de marca, atrair clientes e reter usuários de forma completamente customizável. Eles unem os termos Advertise (propaganda) + Game (jogo) para oferecer experiências memoráveis aos usuários.
Pensando nisso, jogos desta categoria vêm sendo usados por grandes marcas para compor suas campanhas de marketing, como McDonald ‘s, Pepsi, Burger King e Axe.
Aplicar os Advergames na sua empresa possui diversos benefícios, tais como:
Jogo conceituado completamente atrelado à marca para divulgar uma campanha de marketing específica.
Neste exemplo, o jogo utiliza a propaganda de forma mais sutil, incluindo a marca Burger King em alguns momentos do game.
Jogo 2D criado pela Luby para promover a marca “Irmãos Piologo”. A Treta dos Irmãos Piologo é um jogo de ação que se passa em um mundo virtual com referências a jogos clássicos.
Jogo 2D de corrida infinita desenvolvido pela Luby para promover o personagem Astronauta Toy, da Mauricio de Sousa Produções.
Serious Games são jogos que motivam o aprendizado e tornam mais eficiente o treinamento de habilidades.
Muitas vezes voltado para contexto educacional e corporativo, esta modalidade de jogos tem o objetivo de inserir o usuário na cultura da empresa de forma lúdica. Dessa forma, é muito mais simples engajar o público, promovendo interação social junto com o aprendizado.
Essa roupagem mais amigável dos jogos oferece uma experiência de ensino mais completa utilizando mecânicas capazes de gerar interação, recompensar os usuários e coletar insights.
Case de sucesso da Luby idealizado por uma ONG da cidade de Cornélio Procópio/PR e desenvolvido para ensinar e conscientizar crianças sobre Saúde Bucal.
Game do tipo caça-palavras desenvolvido pela Luby para uma plataforma de ensino direcionado para resolução de problemas.
Da categoria jogos da memória, o Luby Memory foi desenvolvido para uma plataforma de ensino focado em desenvolvimento cognitivo.
Esse modelo de aprendizado é principalmente utilizado como estratégia de capacitação para:
O desenvolvimento de jogos personalizados passa por algumas etapas até o seu lançamento, são elas:
Levantamento dos requisitos do projeto e primeiro contato com o cliente para entender as necessidades, público-alvo e objetivo do jogo.
O Game Design Document (GDD) é um documento que contém todas as informações relevantes do design de um jogo, por exemplo, temática, mecânicas, plataformas, níveis e fases.
Baseado em artes, apresentamos Fluxos de Telas, Concept Arts, e testes para validar a ideia do projeto.
Etapa prática em que o time de desenvolvimento tira do papel tudo que foi criado em conjunto e inicia o código.
Versão inicial apresentada ao cliente, validando os caminhos e o desenvolvimento feito até então.
Após feedback e ajustes do MVP (Minimal Viable Product, ou Produto Minimamente Viável), o time volta a desenvolver o jogo para a entrega final.
Por fim, a entrega final é a etapa que consolida todo desenvolvimento e é considerada finalizada após o cliente ter contato e explorar a versão final do jogo desenvolvido.
O desenvolvimento de jogos, desde Serious Games até Advergames, envolve uma ampla variedade de skills de uma equipe especializada. Assim, tipicamente, uma equipe de desenvolvimento inclui:
Aqui na Luby, nossos profissionais dominam um vasto repertório de tecnologias e são constantemente atualizados com as últimas tendências do setor. Então, utilizamos as seguintes engines atualmente:
Há mais de 20 anos, a Luby busca soluções inovadoras para transformar digitalmente empresas do mundo todo. Através da gamificação para empresas, buscamos soluções criativas para diversos desafios corporativos, educacionais e de engajamento em geral.
A Luby Games conta com um time experiente da criação de jogos e universos imersivos capazes de envolver o usuário e gerar aprendizado de uma maneira intuitiva e intrínseca ao conteúdo.
Dessa forma, nosso time desenvolverá uma solução totalmente personalizada e customizável para os objetivos de seu projeto. Para utilizar a Gamificação para empresas em prol de melhores resultados, basta acessar o link: https://luby.com.br/contato/.
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