[vc_row][vc_column][vc_column_text]O trabalho remoto é, cada vez mais, a forma preferida de trabalho entre os profissionais de todas as áreas, mas especialmente na TI (Tecnologia da Informação), em que o computador e a Internet são as principais ferramentas de trabalho. Algumas das vantagens das reuniões online e do home office são a completa ausência de necessidade de deslocamentos, a possibilidade de morar em qualquer lugar, e a flexibilidade de horário.
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Porém, uma das áreas que mais sofre com este modelo de trabalho é a interação humana.
Antes, as conversas aconteciam nos corredores dos escritórios e entre os colegas com mesas vizinhas, ou reuniões formais com data, hora e participantes previamente definidos.
A comunicação não era um problema. Bastava ouvir as pessoas, ver suas reações, suas expressões, sentir até mesmo a forma como elas respiram ou como suas pernas ficavam inquietas, para perceber se a sua mensagem está sendo corretamente compreendida ou se você precisa tentar uma nova abordagem para ser entendido.
Com o modelo remoto, boa parte dessa interação se perde. Você fica isolado na sua casa, não sabe exatamente como o seu trabalho está sendo percebido pelos seus colegas, e muitas vezes não sabe também se você entendeu corretamente o que seus colegas estão comunicando.
Boa parte desses problemas podem ser resolvidos melhorando as suas reuniões online, e para isso, basta seguir algumas dicas:
Ouvir e ser ouvido é, certamente, o mais importante em reuniões online. Um bom headset vai te permitir ouvir claramente o áudio que vem do computador, isolando o ruído externo, e ao mesmo tempo vai ter um microfone com áudio limpo, que capta sua voz sem captar muito ruído externo.
Headsets podem ter conexão P2 ou USB. Conexões P2 tendem a ser mais difíceis de ajustar, especialmente para o microfone. Já Headsets USB tendem a ser mais simples de configurar e menos sujeitos a ruídos e mau contato.
Evite Headsets Bluetooth (sem fios), pois eles têm atraso no áudio (delay) e a qualidade do áudio do microfone é sempre muito prejudicada.
Quase sempre o problema de vídeo ruim nas reuniões online não é relacionado diretamente à qualidade da webcam, mas sim a iluminação. Isso fica muito óbvio quando você tem uma fonte de luz abundante (como uma janela, por exemplo), atrás de você. A cena fica toda clara, mas você fica escuro no meio da imagem.
Para resolver isso é simples: basta melhorar a iluminação do seu rosto. Você pode tentar reposicionar sua mesa para que a janela fique atrás da tela do computador, ou seja, na sua frente.
Se você não tem uma janela ou outra fonte natural de iluminação, um abajur ou uma luminária ao lado do monitor já resolvem este problema.
Se a sua câmera for muito ruim, talvez seja a hora de comprar uma câmera um pouco melhor. Neste momento, a mesma dica do Headset vale aqui: procure reviews no Youtube e veja como é a imagem antes de decidir qual comprar.
O fato da câmera ser Full HD não quer dizer muito, já que o software de conferência vai reduzir o tamanho da imagem antes de enviar. O que vale mesmo é a qualidade da imagem, brilho, contraste, cores, sensibilidade à luz, etc.
Boa parte dos problemas das reuniões online acontecem não por problemas no equipamento, mas sim por problemas de conexão.
Quando a conexão do computador com a Internet é ruim, o software de conferência vai baixar a qualidade do áudio e do vídeo para que o stream fique mais compactado e possa ser transmitido sem atraso. E isso derruba a qualidade tanto para você quanto para os demais participantes da reunião.
Se o seu computador se conecta à Internet através de WiFi, certifique-se de que o sinal é bom no local onde você está. As redes de 5Ghz são mais rápidas do que as de 2.4Ghz, porém o alcance delas é menor. Então, se o seu computador não tem sinal bom com 5Ghz, prefira usar 2.4Ghz.
Outra alternativa é usar o bom e velho cabo de rede. Passar um cabo de rede de um cômodo para outro pode ser um pouco trabalhoso, mas é um trabalho que você faz uma única vez e vai te livrar de problemas para sempre.
Para melhorar as suas reuniões online, a principal dica é testar! O melhor jeito de saber como as pessoas estão te ouvindo é testando. Todos os softwares de reunião tem uma função para fazer uma chamada de teste. Você vai ter alguns segundos para falar qualquer coisa, e depois o software vai repetir o seu áudio da mesma forma que ele chega para as outras pessoas.
Essa é uma boa oportunidade para você perceber se o seu volume está muito baixo, muito alto, se o ruído externo está sendo enviado para a chamada, ou se sua conexão está degradando muito o seu áudio.
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