21 de fevereiro de 2023
O Processamento Natural de Linguagem (NLP) é uma tecnologia que vem sendo utilizada há anos, mas que ganhou ainda mais destaque com a introdução do ChatGPT. Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT se diferencia das outras opções de NLP por ser uma ferramenta de linguagem natural avançada que utiliza inteligência artificial para gerar respostas precisas e coerentes em tempo real. Você sabe qual é a diferença de NLP vs ChatGPT?
Enquanto outras ferramentas de NLP se concentram principalmente na análise de texto, o ChatGPT é capaz de entender e responder a uma ampla variedade de perguntas e comandos de linguagem natural, tornando-o uma ferramenta valiosa para muitas empresas e organizações em diferentes setores.
NLP vs ChatGPT (Transformers Generative Pretrained Language Model) são termos relacionados à inteligência artificial e processamento de linguagem natural, mas existe uma diferença clara entre eles.
Enquanto NLP é um ramo da inteligência artificial que se concentra em tornar as máquinas capazes de compreender e processar a linguagem humana, ChatGPT é uma aplicação específica desta tecnologia, que utiliza técnicas de NLP para fornecer respostas automatizadas a perguntas e conversas com os usuários.
A tecnologia do NLP inclui uma série de técnicas utilizadas para a análise, compreensão e geração de textos. É utilizado para melhorar processos, simplificar infraestruturas e reduzir custos empresariais. Alguns dos usos mais comuns do NLP incluem classificação de documentos, sumarização de documentos, criação de FAQ automatizadas, busca de documentos por similaridade e correção de texto.
O ChatGPT é um dos diversos modelos linguísticos desenvolvidos, que foram treinados especificamente para dialogar com humanos, o que o torna ideal para ser utilizado em chatbots.
Existem outras empresas no mercado que possuem modelos similares, e que encontram-se disponíveis em diferentes níveis de maturidade. Em um curto período de tempo, conseguimos alcançar resultados impressionantes, e com certeza a velocidade de lançamento de novos produtos e o aumento da concorrência só tendem a se intensificar ao longo dos próximos anos.
O ChatGPT consegue gerar conteúdos escritos impressionantes para um computador, e já é utilizado por muitas pessoas para obter textos e ideias através de diálogos simples.
A utilização de NLP em sua empresa pode oferecer uma grande vantagem competitiva, permitindo a automação de tarefas que antes eram realizadas manualmente. No entanto, é importante considerar alguns pontos no planejamento de implantação de um serviço de NLP.
O primeiro ponto a ser considerado é a flexibilidade do sistema. Novas tecnologias estão surgindo e, com isso, é importante que a sua solução de NLP possua interfaces que permitam a troca de modelos sem a necessidade de reprogramação do sistema. Além disso, é importante levar em conta a eficiência e a precisão do modelo escolhido, bem como sua capacidade de aprendizado e atualização constante. Ao planejar o uso de NLP na sua empresa, é importante avaliar esses fatores para garantir uma implementação bem-sucedida e eficiente.
Inúmeras aplicações podem ser desenvolvidas para melhorar seus processos, simplificar sua infraestrutura e reduzir custos com o NLP. Alguns dos casos de uso mais comuns são:
Dito isso, ao planejar a implantação de um projeto baseado em NLP, é importante levar em conta algumas questões cruciais:
NLP é uma tecnologia que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, trazendo consigo uma infinidade de possibilidades de automatização e melhoria de processos. Desde a classificação de documentos, passando pela busca semântica e correção de texto, a NLP se apresenta como uma ferramenta essencial para quem busca evoluir e se destacar no mercado.
O ChatGPT, por sua vez, é um modelo de NLP desenvolvido pela OpenAI, que tem se destacado pela sua capacidade de conversação natural e capacidade de responder a perguntas complexas com precisão. A combinação da tecnologia NLP com o ChatGPT é um passo importante para a evolução da interação humana com máquinas e traz consigo a possibilidade de criação de chatbots, sistemas de atendimento ao cliente e muito mais.
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Rubens Mau, Data Scientist.
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