O turnover em TI tem grande impacto na produtividade da equipe e nos gastos de um negócio. Sendo assim, muitas companhias que buscam inovação no mercado de tecnologia têm sofrido com a escassez de talentos, pois encontrar profissionais especializados tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.
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A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) divulgou que o Brasil deve ter aproximadamente 673,5 mil novas vagas de 2022 até 2025. No entanto, o órgão também indicou que as empresas ainda têm dificuldade para preenchê-las.
Diante deste cenário desafiador e disputado, as empresas de terceirização de TI (tecnologia da informação) estão se posicionando como uma opção para agilizar a gestão dos negócios, melhorar o desempenho e entregar resultados satisfatórios em menos tempo.
Neste artigo, vamos entender mais sobre as causas do turnover em TI e como evitar esse fantasma dos negócios.
Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários de uma empresa que mede o número de colaboradores que saem de uma organização durante um período de tempo.
No geral, o turnover é um índice muito prejudicial para a saúde financeira das empresas. Por isso, é muito importante acompanhar e sanar essa dor. Além dos gastos envolvidos no desligamento do profissional, contratar um novo colaborador pode custar até 30% a mais do que retê-lo.
O turnover é o maior inimigo para o bom andamento dos projetos. Trocar de profissional pode representar tempo perdido e desperdício de investimento.
Enquanto a média de permanência de colaboradores em setores gerais é de 3,8 anos, pessoas com cargos altos em TI permanecem em média 2,6 anos, segundo dados divulgados pelo portal IT Forum.
Isso acontece por uma série de fatores, por exemplo:
O turnover em TI atinge tanto pequenas empresas quanto grandes players, como Google, Amazon e Apple. Segundo o relatório de rotatividade disponibilizado pelo LinkedIn, o setor de tecnologia tem o maior turnover do mercado, com taxa de rotatividade em torno de 15%.
Perder profissionais pode influenciar negativamente em toda a evolução do projeto, bem como na operação da empresa como um todo. Assim, o turnover em TI tem se tornado um problema cada vez mais recorrente e preocupante para as empresas.
Quando uma equipe é desfalcada, o andamento do projeto pode ser muito prejudicado, além da produtividade ser danificada e elevar os custos da área. Dessa forma, as alterações de time podem criar mudanças no escopo e travar o desenvolvimento de um projeto.
Além disso, os profissionais precisam ser substituídos, gerando perda de recursos financeiros, investimento em novos treinamentos e perda de agilidade para adaptação.
Para diminuir o turnover em TI, é preciso que a sua empresa se mantenha atento a alguns tópicos, entre eles, oferecer desafios constantes, treinamento e qualificação profissional, boas lideranças, constância nos feedbacks, processos organizados, estrutura de trabalho adequada, flexibilidade no formato de trabalho, plano de carreira, benefícios e reconhecimento de talento.
Quando uma empresa decide iniciar o desenvolvimento de um projeto digital, alguns caminhos são possíveis:
Essa é a maneira mais tradicional, pois você conta com uma equipe interna dentro da empresa. No entanto, essa opção é um prato cheio para o turnover em TI. Além de exigir um alto investimento para a seleção e contratação dos profissionais, gerir especialistas pode ser um tanto complicado se essa atividade não faz parte do core business.
Pode funcionar muitíssimo bem se a escolha se basear no background e histórico de serviços prestados. Existem muitas boas e algumas poucas opções incrivelmente realizadoras e competentes.
A alocação de profissionais é uma excelente possibilidade quando a empresa contratante precisa estar inserida no contexto do andamento do projeto ou quando o projeto é amplo e pode derivar outras iniciativas digitais.
Essa é a opção ideal para evitar o turnover em TI. O Outsourcing disponibiliza apoio amplo e permanente aos profissionais, dispondo de aceleradores técnicos que garantem flexibilidade e agilidade nos processos. Dessa forma, com alto nível de segurança e transparência, seu projeto passará a contar com maturidade técnica de atuação em diversos segmentos.
O setor de TI está muito aquecido. Além do recrutamento de profissionais especializados ser desafiador, o investimento é alto e o retorno é lento. Pensando nisso, coloque na balança o investimento que você teria que fazer para contratar profissionais ou evitar o turnover de TI, investimentos em contratações técnicas, e perda de tempo de tocar projetos sem o conhecimento necessário.
Contando com uma solução em Outsourcing, você terá maior controle sobre o desenvolvimento, qualidade e eficiência das entregas realizadas com um time de desenvolvedores, UX Designer e um líder técnico que irá garantir o melhor resultado. Além de (é claro) um baixíssimo índice de turnover.
Esse modelo e a execução de sistemas de alto nível fazem parte da expertise da Luby. Dessa forma, possuímos uma abordagem simplificada para a contratação de talentos de alto nível, permitindo que você trabalhe com uma equipe especialista e multidisciplinar com 20 anos de know-how em mais de 1.000 projetos de Fintech, Legaltech, Logística, Healthtech, Contabilidade, Indústria, Terceiro Setor, entre muitos outros.
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