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[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Coleta de Dados é o processo que reúne dados específicos a serem utilizados para atender as demandas de um projeto. Acompanhamos a definição da natureza e grau de detalhamento desse processo nesse artigo (clique aqui para acessar o conceito da Coleta de Dados). Pensando nisso, chegou o momento de definir qual abordagem que será utilizada: Pesquisa Qualitativa X Quantitativa.
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Na Coleta de Dados, possuímos métodos quantitativos e qualitativos. Em poucas palavras, podemos dizer que uma é mais focada na objetividade da pesquisa e outra na subjetividade. Iremos abordar com mais detalhes e exemplos ambos os casos a seguir.
Metodologia na qual o foco é quantificar os dados coletados. Ou seja, ela é baseada em contabilização de fatos e ocorrências através de técnicas estatísticas e matemáticas.
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Quando falamos de Pesquisa Quantitativa, definir o que é vantagem e o que é desvantagem acaba sendo muito subjetivo. Por isso, os itens que iremos elencar abaixo servirão de ambas as formas, dependendo de como você interpreta cada um.
Metodologia na qual o foco é a coleta de sentimentos, emoções e percepções. Ou seja, a coleta de dados não está preocupada em contabilizar quantas pessoas responderam a letra A em uma pesquisa, por exemplo. Mas sim o que cada uma pensa sobre um determinado assunto de acordo com sua resposta.
O mesmo vale para a Pesquisa Qualitativa quando nos referimos a vantagens e desvantagens. Sua utilização irá depender do seu ponto de vista do que é vantagem e desvantagem para o seu projeto.
A Coleta de Dados pode ser realizada sob diversas metodologias, que abordamos no último artigo (clique aqui para acessar). Então, hoje trouxemos a Pesquisa Qualitativa X Quantitativa afim de te ajudar a definir qual abordagem que será utilizada no seu projeto.
A Luby é uma parceira na evolução de projetos de Business Intelligence. Para entender mais sobre a utilização de dados para evoluir seus resultados, clique aqui e converse com nosso time.
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