Construindo uma oferta de crédito consignado moderna e segura com a Capital Consig

A Capital Consig é uma Instituição Financeira Tecnológica (SCD) criada em 2018, cujo objetivo é agilizar os processos de concessão de créditos consignados.

Antes da parceria com a Luby, a Capital Consig enfrentava um processo manual e analógico para essa operação de crédito, o que dificultava sua oferta e resultava em baixa conversão, com altos custos operacionais.

Através da sua parceria com a Luby, oferece hoje um processo moderno, automatizado e seguro para suas operações.

Como a Luby ajudou a modernizar a Capital Consig:

Innovation

Inovação Financeira

Inicialmente com o objetivo de integrar sua operação com um core bancário de mercado, a Capital Consig procurou a Luby. A solução previamente escolhida, no entanto, não atendeu suas expectativas e, proativamente, com o objetivo de sanar sua necessidade, propomos o desenvolvimento de uma nova solução, que fosse de fato segura e tecnicamente de qualidade.

A primeira parte desse projeto envolveu nosso time de UX & UI, que trabalhou para a realização de um Discovery. O objetivo dessa primeira fase foi entender as reais necessidades dos usuários, suas dores e jornada, para que o aplicativo fosse desenvolvido de forma assertiva.

A partir dessas descobertas, mapeamos as funcionalidades, focando também na usabilidade da aplicação, e fizemos todo o roadmap do produto, desenvolvendo ainda o Design, com wireframes e protótipos.

Um squad multidisciplinar, composto por PO e desenvolvedores, iniciou, então, o desenvolvimento de um aplicativo híbrido.

Esse aplicativo tinha como principal funcionalidade, automatizar as operações de empréstimos consignados, que envolvia:

  • Cadastros e consultas
  • Cálculo de taxas e aprovação de crédito
  • Coleta de documentos
  • Elaboração de contratos e assinatura eletrônica
  • Parcelamentos e fluxos de pagamento
  • Fluxo de recebimentos

Para que a operação acontecesse, foram necessárias algumas integrações com: SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), SPI (Sistemas de Pagamentos Instantâneos) e PSTI (Provedores de Serviços de Tecnologia da Informação).

A PSTI escolhida foi a JD, por se tratar de uma provedora de soluções já consolidada no mercado, trazendo maior segurança regulatória às operações.

Além disso, com o objetivo de atender às regulamentações do setor, foram também necessárias integrações com:

  • INPC (Nova Plataforma de Cobranças)
  • CADOC (Catálogo de Documentos do Banco Central do Brasil)
  • CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional)

Como resultado, conseguimos oferecer, já na primeira versão do aplicativo, um produto robusto
e seguro, que foi validado no mercado e muito bem aceito por clientes e parceiros.

Evolution

Evolução Bancária

Buscando evoluir a aplicação inicial, demos continuidade no atendimento à Capital Consig, com um time focado agora em agregar novos serviços e features, trazendo ainda mais robustez à operação.

Os clientes da Capital Consig passaram, também, a ter uma conta digital disponível, o que complementou a oferta de produtos e trouxe novas possibilidades de negócio à empresa.

Essa conta digital, além de funcionalidades padrão, contou ainda com o desenvolvimento de novas para atender as especificidades do negócio. 
Como exemplo:

  • Recarga de celular
  • Serviço de Remessas de transações em lotes
  • Pagamento de boletos
  • Pix Indireto
  • Cartão de crédito
  • Integração com o FGTS
  • Integração com o INSS
  • Seguro de Vida

Uma plataforma de Backoffice também foi desenvolvida, com o objetivo de apoiar a Capital Consig no controle de toda a operação de crédito.

Ainda em constante evolução, a solução continua sendo desenvolvida por nosso time, que é especialista no setor financeiro, e por isso, tem apoiado ativamente na construção do produto.

Cyber Security

Para garantir operações seguras e que atendessem as melhores práticas do mercado em Antifraude e Cyber Security, nosso time especialista atuou ativamente na construção de todo o fluxo de ações de segurança para o aplicativo.

Importantes ferramentas de KYC(Know Your Customer) foram integradas, como:
– C&M
– Nextcode
– Datavalid
– Resolvrisk

Essas ferramentas auxiliam na validação de dados, identificação de fraudes e oferecem recursos de onboarding modernos, como:
As soluções habilitadas foram:

  • Face Match:
    que avalia se o rosto na imagem do documento pessoal é o mesmo da pessoa que está fazendo a abertura da conta ou contratação do empréstimo.
  • Liveness Detection:
    que analisa através de padrões de comportamento e características do rosto humano, se a imagem que está sendo exposta é de um rosto real.
  • Background Check:
    que investiga antecedentes, buscando por registros criminais, comerciais e financeiros do usuário.

Tudo isso para trazer segurança, não apenas ao aplicativo e toda a operação da Capital Consig, mas também aos usuários, prevenindo fraudes e roubo de informações.

Resultados dessa parceria estratégica

Skill Set

  • Desenvolvimento Back-end
  • Desenvolvimento Front-end
  • Desenvolvimento mobile
  • Microsserviços

Tecnologias e Stacks Utilizadas

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